SOBRE


Márcio Miranda Freitas Rocha da Silva, ou simplesmente Marcinho, nasceu em 20 de março de 1981, em Campinas, interior de São Paulo. Aos 5 anos, ele começou a treinar com bola e a partir daí, não parou mais.

Sua carreira como jogador profissional começou no Paulista de Jundiaí (na época chamado Etti Jundiaí). Lá ele conquistou seus primeiros títulos, como o campeonato paulista da A2, que levou o time à primeira divisão da competição. Seu talento o fez ser convocado a integrar a equipe Sub-20 da Seleção Brasileira, fato que se repetiria mais vezes ao longo de sua trajetória - pela seleção principal, Marcinho jogou uma vez.

O destaque conquistado no Paulista chamou a atenção de clubes maiores, e Marcinho foi contratado pelo Corinthians. No Parque São Jorge, o atleta ficou apenas seis meses e disputou o Campeonato Brasileiro de 2002.

Após o vice-campeonato, Marcinho foi transferido para o São Caetano, time em que vivenciou a melhor fase de sua carreira. No Azulão, o meia-atacante disputou a sua primeira Copa Libertadores da América e ajudou o time a conquistar o principal título de sua história: o Campeonato Paulista de 2004. Neste mesmo ano, o jogador foi o artilheiro da equipe, despertando o interesse do Palmeiras.

Assim, em 2005, o alviverde anunciou sua contratação, e no Campeonato Brasileiro daquele ano, foi o artilheiro do time com 18 gols. Com altos e baixos vividos no Parque Antártica – ele sofreu uma contusão muscular na coxa -, Marcinho acabou sendo transferido para o Cruzeiro, onde foi Campeão Mineiro.

Após uma temporada, ele foi emprestado ao Kashima Antlers, do Japão. Lá permaneceu por seis meses e foi bicampeão japonês.

No retorno ao Brasil, Marcinho foi contratado pelo Atlético Paranaense e, mais uma vez, conquistou o campeonato regional. Ele foi responsável por 22 gols, sendo um dos destaques da equipe na competição.

Na sequência, Marcinho foi negociado com o Al-Ahli, da Árabia Saudita. Apesar das diferenças culturais e climáticas, o atleta obteve sucesso e foi campeão da Copa do Rei.

Após o término do contrato, o meia-atacante voltou ao Brasil e, mais uma vez, defendeu o Atlético Paranaense, disputando o Campeonato Brasileiro 2011, o Campeonato Paranaense 2012 e a Copa do Brasil 2012.

Em maio de 2012, o atleta foi contratado pela Ponte Preta, de Campinas - SP, sua cidade natal. No clube, Marcinho ajudou a equipe que terminou em boa posição no Campeonato Brasileiro. Foi uma passagem importante para o atleta que teve seu primeiro contato com a bola na própria Ponte Preta.

Já no início de 2013, Marcinho partiu para um novo desafio: ajudar o time Red Bull Brasil na Série A2 pelo Campeonato Paulista. Ele tem contrato assinado até o mês de maio.